Bacharel em Artes Visuais: Pintura, Gravura e Escultura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2018 - 2021). Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2024). Autora do projeto BIOLUMINESCENCE (2021), pavilhão bioluminescente idealizado para a Reserva Betary (localizada junto ao PETAR, no Vale do Ribeira- SP), construído inteiramente de materiais biorenováveis, entre eles 8 espécies de cogumelos bioluminescentes endêmicos da região, com o objetivo de promover um ambiente seguro para a proteção da biodiversidade local e fornecer uma forma de desenvolvimento econômico em resposta aos baixos Índices de Desenvolvimento Humano e alto índice de vulnerabilidade social. Pesquisadora bolsista em "PERMANÊNCIA EM AGUAHOJA I (2014-2020) DE NERI OXMAN: Uma análise delineada pela Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica" (2020-2021), também de minha autoria. Cada projeto, peça de arte, design e pesquisa produzidos por Laura Tuccan são resultado de uma extensa pesquisa e processo de criação transdisciplinar. Para mim, Arquitetura, Arte, Design e Ciência se expandem e se sobrepõem em uma ampla área de fronteiras permeáveis sob o intuito de explorar a relação da espécie Homo Sapiens com o espaço natural por ela habitado e transformado, em um esforço para a construção de espaços sustentáveis e uma relação simbiótica com a natureza.
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Laura Lemes Zago
Nome em citações bibliográficas: Zago, Laura Lemes
Lattes ID: https://lattes.cnpq.br/3678405965724620
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Florianópolis, SC) | Agosto, 2024 - Cursando
O curso de Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo dar ao aluno formação profissional de arquiteto e urbanista visando o planejamento, a integração das comunidades e a investigação do meio, no desenvolvimento e no bem estar público.
Bacharelado em Artes Visuais: Pintura, Gravura e Escultura
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Janeiro, 2018 - Dezembro, 2021
Formação teórica e prática nas das mais variadas técnicas, entre desenho, pintura, escultura, objeto, instalação, gravura, performance, fotografia, videoarte e audiovisual, e com possibilidade de intercessão de linguagens.
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Arquitetura efêmera: projete espaços temporários
Domestika (online) | Novembro, 2021
Curso ministrado por Diogo Aguiar, duas vezes vencedor do Prêmio ArchDaily Building of The Year e considerado um dos “Jovens Talentos da Arquitetura Portuguesa”, especialista em construir espaços que, embora temporais, deixam uma marca indelével na memória de quem os presencia. A arquitetura efêmera consiste na criação de espaços de curta duração e, por seu caráter transitório, pode ser o meio perfeito para a experimentação e a busca por soluções inovadoras.
Fundamentos da Linguagem Visual
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Outubro, 2021
Estudo dos fundamentos da linguagem visual, sua sintaxe e sua capacidade de produzir mensagem pela visualidade.
Fotografia com dispositivos móveis
Fundação Bradesco (online) | Agosto, 2021
Estudo do contexto histórico da fotografia, desde sua origem até a contemporaneidade, com ênfase sobre fotos digitais. Princípio e aplicação dos conceitos base para criação e edição de imagens utilizando dispositivos móveis.
Mediação e projeto na formatação de projetos culturais
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Agosto, 2020
Curso ministrado pelo Prof. Dr. Roberto Bertani com o objetivo de capacitar os alunos participantes a desenvolverem Projetos Artísticos segundo a legislação vigente e buscarem a capitação de patrocínio para sua realização.
História da Arte e do Design no Brasil
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Agosto, 2019 - Dezembro, 2019
Estudo dos conceitos fundamentais da Historia da Arte e do Design no Brasil, desde a Pré-história passando pela Arte Indígena, Colonização, Barroco, Império, Republica, até o início do século XXI.
Portfólio e Apresentações
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Agosto, 2019 - Dezembro, 2019
Estudo dos princípios para desenvolvimento de portfólio e apresentações de projetos artísticos voltados ao mercado profissional.
Branding
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Agosto, 2019 - Dezembro, 2019
Estudo sobre a gestão da marca de uma empresa, incluindo conceitos como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Monitora acadêmica
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Agosto, 2021 - Dezembro, 2021
Monitoria acadêmica para a disciplina Escultura: Arte e Cidade, ministrada pelo Prof.° Me. Marcos Lopes, incluindo aprendizado sobre a rotina acadêmica, apoio à dinâmica de ensino e aprendizagem da disciplina, planejamento de aulas, produção de material textual e visual utilizado durante as aulas, auxílio no controle de trabalhos e notas , orientação dos estudantes ao longo das atividades propostas.
Bolsista de Iniciação Científica
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Outubro, 2020 - Junho, 2021
Autoria e desenvolvimento da pesquisa "PERMANÊNCIA EM AGUAHOJA I (2014 - 2020) de Neri Oxman: Uma análise delineada pela Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica". Pesquisa científica que parte da hipótese de que a arte pode articular ideias, conceitos e processos para a percepção sobre a permanência da vida e, quando combinada com a ciência, pode apresentar soluções a problemas ecológicos. Utiliza da Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica com foco sobre o parâmetro de permanência para descrever e discutir a obra Aguahoja I, de autoria de Neri Oxman em conjunto com o Mediatted Matter Group, como estudo de caso. A análise permitiu uma visão aprofundada do parâmetro de permanência na obra e confirmação de contribuição para a permanência humana sob a óptica de dilatação do Unwelt.
Estágio em Produção Artística, Design e Arquitetura
Farah Service (São Paulo, SP) | Setembro, 2020 - Março, 2021
Desenvolvimento de material visual e textual voltado à comunicação digital, sinalização urbana e orientação em exposições artísticas (placas, textos curatoriais, apresentação de obras e artistas); criação de apresentações de projetos; assistência no acompanhamento de instalações de obras de arte, intervenções e projetos de arquitetura em espaço público.
PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
BIOLUMINESCENCE (2021): Uma análise delineada pela Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica
Biblioteca Central Luciano Octávio Ferreira Gomes Cardim do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Dezembro, 2021
BIOLUMINESCENCE (2021) é o projeto de um pavilhão bioluminescente idealizado para a Reserva Betary (localizada junto ao PETAR, no Vale do Ribeira- SP), construído inteiramente de materiais biorenováveis, entre eles 8 espécies de cogumelos bioluminescentes endêmicos da região, com o objetivo de promover um ambiente seguro para a proteção da biodiversidade local e fornecer uma forma de desenvolvimento econômico em resposta aos baixos Índices de Desenvolvimento Humano e alto índice de vulnerabilidade social. O presente artigo descreve, analisa e discute as ideias, conceitos e processos atuantes na obra Bioluminescence, sob a perspectiva das pesquisas transdisciplinares, Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica.O artigo foi integralmente publicado pela Biblioteca Central Luciano Octávio Ferreira Gomes Cardim do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
PERMANÊNCIA EM AGUAHOJA I (2014-2020) DE NERI OXMAN: Uma análise delineada pela Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica
Revista digital do 21° Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC - Semesp) (São Paulo, SP) | Dezembro, 2021
Artigo científico que parte da hipótese de que a arte pode articular ideias, conceitos e processos para a percepção sobre a permanência da vida e, quando combinada com a ciência, pode apresentar soluções a problemas ecológicos. Utiliza da Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica com foco sobre o parâmetro de permanência para descrever e discutir a obra Aguahoja I, de autoria de Neri Oxman em conjunto com o Mediatted Matter Group, como estudo de caso. A análise permitiu uma visão aprofundada do parâmetro de permanência na obra e confirmação de contribuição para a permanência humana sob a óptica de dilatação do Unwelt. O presente artigo foi publicado integralmente pela Revista digital do 21° Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC - Semesp).
PERMANÊNCIA EM AGUAHOJA I (2014-2020) DE NERI OXMAN: Uma análise delineada pela Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica
Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Setembro, 2021
Artigo científico que parte da hipótese de que a arte pode articular ideias, conceitos e processos para a percepção sobre a permanência da vida e, quando combinada com a ciência, pode apresentar soluções a problemas ecológicos. Utiliza da Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica com foco sobre o parâmetro de permanência para descrever e discutir a obra Aguahoja I, de autoria de Neri Oxman em conjunto com o Mediatted Matter Group, como estudo de caso. A análise permitiu uma visão aprofundada do parâmetro de permanência na obra e confirmação de contribuição para a permanência humana sob a óptica de dilatação do Unwelt. O resumo do artigo foi publicado entre os anais do XXI Congresso de Iniciação Científica do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS, CONGRESSOS, EXPOSIÇÕES E FEIRAS
BA CREATIVE COLLECTIBLES
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Dezembro, 2021
BIOLUMINESCENCE (2021), de minha autoria, foi exposto na BA Creative Colectibles com grande alcance no mercado de arte e arquitetura de São Paulo. Trata-se do projeto de um pavilhão bioluminescente idealizado para a Reserva Betary (localizada junto ao PETAR, no Vale do Ribeira- SP), construído inteiramente de materiais biorenováveis, entre eles 8 espécies de cogumelos bioluminescentes endêmicos da região, com o objetivo de promover um ambiente seguro para a proteção da biodiversidade local e fornecer uma forma de desenvolvimento econômico em resposta aos baixos Índices de Desenvolvimento Humano e alto índice de vulnerabilidade social.
21° Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC - Semesp)
São Paulo, SP | Dezembro, 2021
A pesquisa "PERMANÊNCIA EM AGUAHOJA I (2014 - 2020) de Neri Oxman: Uma análise delineada pela Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica", de minha autoria, foi apresentada no 21° Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC - Semesp). Pesquisa científica que parte da hipótese de que a arte pode articular ideias, conceitos e processos para a percepção sobre a permanência da vida e, quando combinada com a ciência, pode apresentar soluções a problemas ecológicos. Utiliza da Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica com foco sobre o parâmetro de permanência para descrever e discutir a obra Aguahoja I, de autoria de Neri Oxman em conjunto com o Mediatted Matter Group, como estudo de caso. A análise permitiu uma visão aprofundada do parâmetro de permanência na obra e confirmação de contribuição para a permanência humana sob a óptica de dilatação do Unwelt.
XXI Congresso de Iniciação Científica do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Setembro, 2021
A pesquisa "PERMANÊNCIA EM AGUAHOJA I (2014 - 2020) de Neri Oxman: Uma análise delineada pela Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica", de minha autoria, foi apresentada no 21° Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC - Semesp). Pesquisa científica que parte da hipótese de que a arte pode articular ideias, conceitos e processos para a percepção sobre a permanência da vida e, quando combinada com a ciência, pode apresentar soluções a problemas ecológicos. Utiliza da Teoria Geral dos Sistemas e Teoria Semiótica com foco sobre o parâmetro de permanência para descrever e discutir a obra Aguahoja I, de autoria de Neri Oxman em conjunto com o Mediatted Matter Group, como estudo de caso. A análise permitiu uma visão aprofundada do parâmetro de permanência na obra e confirmação de contribuição para a permanência humana sob a óptica de dilatação do Unwelt.
PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS
BA CREATIVE COLLECTIBLES
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Dezembro, 2021
BIOLUMINESCENCE (2021), de minha autoria, foi exposto na BA Creative Colectibles com grande alcance no mercado de arte e arquitetura de São Paulo. Trata-se do projeto de um pavilhão bioluminescente idealizado para a Reserva Betary (localizada junto ao PETAR, no Vale do Ribeira- SP), construído inteiramente de materiais biorenováveis, entre eles 8 espécies de cogumelos bioluminescentes endêmicos da região, com o objetivo de promover um ambiente seguro para a proteção da biodiversidade local e fornecer uma forma de desenvolvimento econômico em resposta aos baixos Índices de Desenvolvimento Humano e alto índice de vulnerabilidade social.
Nota máxima pela banca avaliadora e indicação à publicação
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Dezembro, 2021
BIOLUMINESCENCE (2021) foi presentado à banca avaliadora, composta por Prof. Dr. Gustavo Garcia da Palma e Prof. Me. Marcos Lopes, foi reconhecido com louvor, recebeu nota máxima e indicação a publicação.BIOLUMINESCENCE (2021) é o projeto de um pavilhão bioluminescente idealizado para a Reserva Betary (localizada junto ao PETAR, no Vale do Ribeira- SP), construído inteiramente de materiais biorenováveis, entre eles 8 espécies de cogumelos bioluminescentes endêmicos da região, com o objetivo de promover um ambiente seguro para a proteção da biodiversidade local e fornecer uma forma de desenvolvimento econômico em resposta aos baixos Índices de Desenvolvimento Humano e alto índice de vulnerabilidade social.
Bolsa Incentivo Artístico
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, SP) | Janeiro, 2018 - Dezembro, 2021
Bolsa de estudos concedida pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo para o curso de Bacharelado em Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura mediante a entrega e escolha dos melhores portfólios pela Comissão/Júri de Artes.
IDIOMAS
Inglês: Avançado
Espanhol: Básico
Português: Língua nativa
HABILIDADES
Pesquisa acadêmica
Escrita
Desenho
Pintura
Fotografia e vídeo
Edição de vídeos e fotos
Design gráfico
Web design
Editorial
SOFTWARES
SketchUp
Intermediário
Adobe Illustrator
Avançado
InDesign
Avançado
Lightroom
Avançado
Capcut
Avançado
Microsoft Office 365
Avançado
REFERÊNCIAS
Gustavo Sol
Professor no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, ator, performer, diretor e pesquisador especializado em teatro, neurociência e tecnologia (tecnologias neurofisiológicas aplicadas ao trabalho de performatividade e EEG Art.)
Marcos Lopes
Professor no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo no curso de Bacharelado em Artes Visuais, nas disciplinas de Desenho Experimental e Projetos Arte Cidade, artista plástico e arquiteto. Coordenou o Grupo de Estudos de Estética e Arte do Centro de Atividades Complementares do Curso de Arquitetura e Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição.
Fernando Amed
Doutor em História Social pela USP. Historiador pela FFLCH da USP, professor da Faculdade de Comunicação da Faap e do curso de Artes Visuais da Belas Artes de São Paulo, autor de livros e artigos acadêmicos. Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.